Teatro de animação ganha espaço entre os dias 14 e 20 de junho com companhias de cinco países
Entre os dias 14 e 20 de junho, a Capital ficará mais animada. Isso porque a terceira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis (FITAFLORIPA) trará 19 companhias de teatro de cinco países: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, esse em comemoração ao Ano da França no Brasil.
Serão 41 apresentações em 13 espaços da Capital, entre teatros e locais públicos. A programação do festival contempla ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais. A abertura será com o espetáculo “Cuentos Pequeños”, da companhia peruana Teatro Hugo & Inês, às 20hs. Na segunda-feira, haverá um desfile pelas ruas do Centro da cidade, com estudantes, artistas e grupos folclóricos.
“Cuentos Pequeños”
O evento, que no ano passado reuniu mais de 15 mil pessoas, tem como objetivo propiciar manifestações artísticas diferenciadas, de caráter formativo/educativo. O acesso a maioria das peças teatrais é gratuito: apresentações em locais abertos não terão custo algum aos espectadores. E, como nas edições anteriores, as que ocorrerão nos teatros serão a preços populares – R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) -, mas terão parte da platéia reservada a grupos não pagantes de escolas públicas.
Esse ano serão quatro grupos de ação, sob coordenação geral de Sassá Moretti e coordenação executiva de Zélia Sabino: FITAFLORIPA Palco - atividades em espaços teatrais convencionais -, FITAFLORIPA Rua - atividades espaços alternativos e de trânsito de pedestres -, FITAFLORIPA Visita - atividades em instituições beneficentes - e FITAFLORIPA Panorama – atividades formativas sobre a linguagem.
Oficinas e mesa de conversa
O FITAFLORIPA contribui para formação de profissionais também. O evento promove oficinas voltadas a estudantes da linguagem e professores de artes. Nessa edição, Jordi Bertran ministra oficina com o tema Manipulação com Fios, de 17 a 19 de junho, das 9h às 13h, na sala Dança I do Centro de Artes (Ceat) da Udesc. No mesmo local, Tiche Vianna fala sobre O Ator e a Máscara, de 15 a 19 de junho, das 9h às 13h, no Espaço I.
A programação contempla ainda a mesa de conversa com a professora Dra. Ana Maria Amaral, da Universidade de São Paulo, e o professor Dr. Valmor Beltrame, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Eles intermediarão debate entre o Núcleo #2 do Sujeito de Cena Teatro, São Paulo (SP), o Ronda Grupo de Dança e Teatro, Florianópolis (SC) e a Cia. Experimentos Teatrais, Itajaí (SC). Os três grupos pesquisam o ator em cena e trazem nos seus espetáculos algo em comum: o boneco. A mesa de conversa será na sexta-feira, dia 19 de junho, às 14hs, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
O evento tem patrocínio do Guaraná Antarctica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Conta ainda com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Rouanet - Ministério da Cultura, Governo Federal, e Tractebel Energia S.A. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Consulado Francês, o Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a Secretaria de Arte e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC dão apoio institucional à iniciativa. O FITAFLORIPA tem apoio ainda da transportadora Cena em Trânsito.
Programação completa no http://www.fitafloripa.com.br/
As fotos ficaram ótimas. Quando será o próximo.
ResponderExcluirUm abraço!